terça-feira, 17 de abril de 2012

Temperamento Sanguíneo


 SANGUÍNEO



Versículo-chave: “Mas esmurro meu corpo, e o reduzo à escravidão, para que, tendo  pregado a outros, não venha  eu mesmo a ser desqualificado.” I Cor 9:27

1.      O temperamento sanguíneo
É cordial, eufórico, vigoroso, brincalhão. Os sentimentos têm peso sobre suas decisões. Num ambiente repleto de pessoas, a presença do sanguíneo estimula o ânimo por sua conversa exuberante e apaixonada. Sempre tem amigos porque faz com que se vejam como pessoas importantes para ele, e realmente são. Gosta do convívio social e não suporta a solidão.  Ele tem o poder de Deus para viver o presente. O sanguíneo é terno e simpático. Ele cumpre verdadeiramente o “Alegrai-vos com os que se alegram e chorai com os que choram”. Ele vive o momento intensamente.

2.      Características profissionais
Nos assuntos profissionais é sensato, prático e inteligente com capacidade de atender vários assuntos ao mesmo tempo. Adapta-se sem dificuldade em diversas tarefas. Possui boa destreza manual. Sente-se estimulado pela competição.
Profissões com aptidão: vendedores, atores, oradores, recepcionistas, desportistas, cozinheiros, cuidar de doentes, pastores.

3.      Características na escrita
Letra grande e inclinada para a direita, floreada, traços complicados, supérfluos ou exagerados. Escrita rápida, exuberante, movimentada, arredondada, ordenada, nutrida, crescente, ligada, impulsionada, sobressaltada, com relevo, natural, espontânea e ordenada. Os finais são freqüentemente curvados para cima. As letras A e O são muito inchadas, mostrando a importância que o sangüíneo se dá.

4.     
- Exuberante
- Cordial e generoso
- Eufórico e vigoroso
- Receptivo por natureza
- Impressionável
- Perdoa facilmente
- Divertido e contagia outros
- Sempre tem amigos
- Sente alegria e dores dos outros com facilidade

- Gosta de estar rodeado de pessoas
- Vive o presente
- Se entusiasma com pequenas e grandes coisas
- Recomeça um projeto com facilidade
- Gosta de fazer os outros felizes
- Otimista
- Ama e esquece alguém mais rápido que os outros temperamentos
- Crédulo
 Pontos fortes
 - Desorganizado
- Agitado, exagerado e turbulento
- Indisciplinado
- Coragem aparente
- Dificuldade em dizer não
- Adora agradar
- Não conhece suas limitações
- Perito em começar coisas e não terminá-las
- Pouco pontual
- Se esquece de compromissos e decisões que tomou com facilidade
- Fraco em sua vontade, decide rápido mas nem sempre mantém a decisão
- Instabilidade emocional
 - Desanima com facilidade
- Tende a desculpar-se sempre de suas fraquezas
- Autocomiseração (pena de si mesmo)
- Explode em ira e em seguida se esquece de tudo
- Se arrepende com facilidade e sempre pede perdão
- No espiritual tende a se arrepender inúmeras vezes pelo mesmo pecado
- É o temperamento mais tendente ao pecado de lascívia (prazer sexual)
- Vontade fraca
- Desleal
- Egoísta e vaidoso
- Interesseiro
 5. Pontos fracos
- Desorganizado
- Agitado, exagerado e turbulento
- Indisciplinado
- Coragem aparente
- Dificuldade em dizer não
- Adora agradar
- Não conhece suas limitações
- Perito em começar coisas e não terminá-las
- Pouco pontual
- Se esquece de compromissos e decisões que tomou com facilidade
- Fraco em sua vontade, decide rápido mas nem sempre mantém a decisão
- Instabilidade emocional

- Desanima com facilidade
- Tende a desculpar-se sempre de suas fraquezas
- Autocomiseração (pena de si mesmo)
- Explode em ira e em seguida se esquece de tudo
- Se arrepende com facilidade e sempre pede perdão
- No espiritual tende a se arrepender inúmeras vezes pelo mesmo pecado
- É o temperamento mais tendente ao pecado de lascívia (prazer sexual)
- Vontade fraca
- Desleal
- Egoísta e vaidoso
- Interesseiro


 6. Pedro, um exemplo bíblico de sanguíneo
Pedro é a pessoa que mais sobressai nos evangelhos depois de Cristo. Dentre os discípulos é o que deixa seus defeitos visíveis a todos, num momento alegre e amável, no outro assusta com suas atitudes. É o mais falante dos discípulos, a ponto de até repreender o mestre. Quando foi cheio do Espírito  foi o homem de maior influência na igreja dos primeiros tempos.
Impulsivo – Mt 14:28-29 – sua reação ao ver Jesus andando sobre o mar
Desinibido – Lc 5:1-11- sua atitude reveladora na pesca maravilhosa
Falante – Mt 16:13-20 – o efeito positivo do seu testemunho acerca da identidade de Jesus
Egoísta – Mt 16:22 – sua motivação egoísta valeu-lhe a repreensão mais severa feita pelo Senhor
Interesseiro – Mt 19:27-30 – seus questionamentos quanto aos favores por seguir ao mestre
Fanfarrão – Mt 26:33 – sua tendência a lisonja

7. Sugestões para o sanguíneo cristão
Vida de disciplina na leitura bíblica e oração, domínio próprio, ouvir mais e falar menos. Concluir seus projetos e sempre treinar a perseverança.

Mias um trabalho gráfico!


terça-feira, 27 de março de 2012

Temperamento Colérico



Versículo-chave: ”Posso todas as coisas naquele que me fortalece” Fp.4:13.

1.    O temperamento colérico
Poder da vontade. Ninguém tem por natureza mais potencialidade de ser forte, firme de caráter quanto o colérico. Ele é feito para a atividade. Deseja primeiramente fazer todas as decisões a respeito de si mesmo, mas também quer tanto fazer decisões a respeito dos outros. Resolução e poder para agir; enquanto o melancólico reflete e pondera todos os aspectos para ir contra, o colérico imediatamente vê o que deve ser feito. O colérico é calmo, certo e forte no tempo da decisão. Ele é prático. Ele é alerta, mente viva. Sua vontade energética que leva para pensamentos dispersos. Este pensamento não é profundo e completo. Seu julgamento de pessoas tem o aspecto prático. Estuda pessoas não para interesse dela, mas para entender a sua utilidade para ele. É resoluto, corajoso, sempre tem um meio para vencer, gosta de ser mestre da situação. Não permite ter medo.
2.    Características profissionais
Nos assuntos profissionais ele é orientado por metas , tem uma visão global
organiza bem o trabalho, procura soluções práticas, agiliza-se rapidamente, delega tarefas, insiste na produção, estimula atividades, prospera debaixo de oposição, realiza metas, ativista prático, dificuldade em exercer trabalhos
minucioso e preciso.
Profissões com aptidão: cargos de liderança (diretores, donos de empresas), gerentes, advogados, juízes, atividades nas quais os senso de direção e responsabilidade são ativos. Não suportam ociosidade, nem pessoas com ritmo de trabalho muito tranqüilo.
Características na escrita: ordem (distribuição clara e limpa), grafia concentrada, normalmente pequena ou média, respeita as margens, pontos precisos, inclinação normalmente vertical, pressão firme. Firme, rápida, ordenada, sóbria (sem enfeites), concentrada, apoiada, acerada, traços em cruz, cortante, profunda, em relevo, massiva, precisa, constante, apoiada, angulosa, ligada ou desligada retilínea ou ascendente.
Ritmo homogêneo, ordem regular. Constante. O tamanho da letra é de média para pequena, sem preocupação com a estética. A inclinação é reta ou vertical. Velocidade rápida e geralmente não agrada a primeira vista, apesar de produzir uma impressão de energia, resistência e força. As barras dos “t” são curtas, regulares, colocadas acima das hastes. Os finais das palavras são curtos, assinatura é freqüentemente ascendente.
6. Paulo, um exemplo bíblico de Colérico
Paulo era colérico. A principal qualidade do colérico é à força de vontade, que faz dele uma pessoal enérgica, eficiente, resoluta, e um líder cheio de audácia e otimismo. Paulo foi um portador desse temperamento notável, o livro de Atos e suas cartas no-lo

PAULO, O COLÉRICO
Paulo era colérico. A principal qualidade do colérico é à força de vontade, que faz dele uma pessoal enérgica, eficiente, resoluta, e um líder cheio de audácia e otimismo. Paulo foi um portador desse temperamento notável, o livro de Atos e suas cartas no-lo revelam. Exemplos: Gl.1:10; Fp.3:10-14; Gl.1:15-18; At.14:19-24. Apesar deste caráter ativo, prático, dinâmico e corajoso, Paulo antes de conhecer a Jesus e receber o Espírito Santo, demonstrou-se um homem cruel, zangado, hostil e amargurado, At.9:1; insensível, At.7:58-59; astucioso e prepotente, At.9:2. Ele testificou de si mesmo, o que vemos em 1Tm.1:12-16. Porem, o enchimento diário do Espírito Santo, a entrega de suas falhas a Deus, 2Co.12:7-10, fizeram dele um líder apto a escrever Gl.5:16-22. Olhando para suas fraquezas, ele afirmou ”Posso todas as coisas naquele que me fortalece”, Fp.4:13.
Essas pessoas vão expressar em suas vidas esse tipo de polaridade. O temperamento colérico é mais ativo e extrovertido, os coléricos são menos ligados nas pessoas. Você terá dificuldade de encontrar um colérico chorando em filme água com açúcar. Lágrimas é uma mercadoria que coléricos e melancólicos tem pouco.
Saulo de Tarso não era apenas uma pessoa de temperamento colérico, mas era também uma pessoa de aprimorada educação e muita religiosidade, por isso que a primeira aparição de Saulo na Bíblia é durante o apedrejamento de Estevão.
Vejamos agora fatos sobre o Temperamento colérico
At. 1: 54 sua crueldade
At. 9:1-2 sua astúcia e motivação gerada pelo ódio e intolerância
Por esse versículo podemos notar uma característica fortíssima do colérico implacável e cruel. Mostrar compaixão para Senhor (a) Colérico é uma das coisas mais difíceis, até mesmo quando já controlado pelo Espírito Santo.
PAULO, O COLÉRICO CONTROLADO PELO ESPÍRITO
Deduzimos pelas passagens que vimos que Saulo de Tarso era líder zeloso e ativo. De qualquer modo Saulo teria de vir a ser um grande líder fosse ou não cristão. O encontro de Jesus no caminho de Damasco mudou a direção da sua liderança, mas não o diminuiu. É importante lembrar que Deus não apaga o nosso temperamento, pois esse valor é que vai fazer toda diferença quando formos controlados pelo Espírito Santo.
È através desse controle que Deus vai fazer de nós canais de glorificação, a partir desse tempero nas nossas fraquezas, vencendo-as com características de um homem que anda no Espírito.
Saulo transformado em Paulo tornou-se um exemplo clássico do temperamento colérico transformado pelo Espírito.
Uma das maiores vantagens dos coléricos está na sua força de vontade, que faz dele uma pessoa bem sucedida. Em geral os coléricos obtêm sucesso em qualquer profissão, não pelos seus dotes mentais, mas é atribuída pela sua determinação, enquanto os sanguíneos abandonam o projeto ele vai até a conclusão passe o que passar.
Tudo na sua vida tem meta, propósito e não alcançar para o colérico é sinal de derrota. Palavra que não tem no seu dicionário.
Vejamos o temperamento controlado.
Gl 5:22-23 - o amor
Fp 4:4 - a alegria
2 Cor 12:7 - humildade

domingo, 19 de fevereiro de 2012

Você conhece seu temperamento?

As vezes falamos: " Nossa essa pessoa é engraçada e falante, aquela é triste e calada; outra, é na dela e teimosa, já aquela outra, é mandona e orgulhosa". Mas você sabia que isso faz parte das características que cada um de nós apresentamos em nossa personalidade? A isso damos o nome de temperamentos.
Durante essas semanas vou postar um estudo sobre os temperamentos. Espero que você possa se conhecer melhor e com isto ser mais maleável com as outras pessoas! Bom estudo!!!!!!!!!!




Características gerais de cada temperamento
O Ser humano depois da queda do homem tornou-se muito complexo. Ele tem dificuldade de entender o porquê reage às vezes de modo tão indesejado e também o porquê tem, em alguns casos, dificuldades de entender os outros. Compreendendo a si mesmo o homem poderá compreender melhor os outros. E isto facilitará mais o relacionamento. E o meio de compreender a si próprio passa pelo conhecimento do temperamento que possui. Por isso é importante o crente conhecer o seu temperamento, e com o auxílio do Espírito Santo, descobrir as fraquezas e virtudes do temperamento que possui.
1.  O que se pode esperar deste ensino sobre os temperamentos?
Saber o que é temperamento, saber qual temperamento é predominante; despertar-se para uma entrega verdadeira de seu temperamento ao controle do Espírito Santo; descobrir que os homens de Deus na Bíblia tiveram fraqueza e forças por causa de seus temperamentos; todo temperamento possui fraquezas e virtudes; todos os temperamentos foram criados por Deus.
2. O que é temperamento?
É a natureza do homem, que é formada por fatores hereditários e que se encontram profundamente enraizados na pessoa.
3. Conheça os Quatro Temperamentos
O homem possui 4 temperamentos básicos. São eles:
- Sanguíneo;
- Colérico;
- Melancólico;
- Fleumático.
Estes são os quatro temperamentos básicos com que uma pessoa nasce. Não devemos esquecer que o grau de um temperamento é variável de indivíduo para indivíduo. Por exemplo: alguém pode se 40% sanguíneo e 60% melancólico, ou, 40% sanguíneo, 20% colérico, 25% melancólico e 15% fleumático.
4. Características Gerais de Cada um dos Temperamentos
Cada temperamento possui uma característica específica. Vamos passar para as virtudes e fraquezas de cada temperamento.
4.1 Sanguíneo
É exuberante, cordial, eufórico e vigoroso; receptivo por natureza; impressionável; toma decisões na maior parte pelos sentimentos; é divertido e contagia os outros; é eletrizante e eletriza os outros; sempre tem amigos, sabe sentir alegrias e dores dos outros com facilidade; possui capacidade de fazer os outros sentir-se importante para ele, e de fato o é; gosta de estar rodeado de pessoas das quais ele é a vida do grupo, geralmente fala antes de pensar; é franco e sua franqueza costuma desarmar aqueles com quem fala; sua vida parece excitante e extremamente feliz podendo causar ‘’inveja’’ em temperamentos mais tímidos; seus modos amistoso e falante fazem parecer mais confiante em si do que na realidade o é; sua amabilidade; energia o ajudam a vencer os momentos difíceis da vida; geralmente são bons oradores, conferencistas, vendedores e se saem bem lidando com o público.
4.2 Colérico
É vivaz e ativo; prático e voluntarioso; muitas vezes auto-suficiente e muito independente; tendente a ser decidido e teimoso; tem facilidade em tomar decisões para si mesmo e para os outros; ama as atividades e não precisa ser estimulado, ao contrário ele se estimula; não amedronta diante das adversidades, ao contrário, elas parecem encorajá-lo; possui uma firmeza inabalável; freqüentemente obtém sucesso onde todos fracassam; insistente; geralmente não demonstra compaixão com espontaneidade; muitas vezes é considerado um oportunista; geralmente é extrovertido, porém, menos que o sanguíneo.
4.3 Melancólico
É um dos mais ricos temperamentos; bem dotado de percepção; analítico; abnegado; perfeccionista; sua disposição de espírito é variável; ora pode estar nas nuvens, muito alegre; ora muito abatido, nas profundezas de seus pensamentos; é um amigo fiel, mas não faz amigos facilmente; por ser perfeccionista não gosta de desapontar ninguém, por isto é leal ; tende a ser desconfiado com as pessoas que lhe oferecem apreço; possui  grande capacidade analítica;
4.4 Fleumático
É calmo; frio; bem equilibrado; a vida para ele é feliz e descompromissada; jamais parece perturbar-se com nada; raramente explode em risos e também com raiva; é o único temperamento coerente; eficiente; sente muito mais emoção do que demonstra; aprecia as belas artes; não lhe falta amigos, pois gosta do convívio social; consegue fazer os outros rirem, mas ele mesmo não solta um sorriso; possui ótima memória e sua mente é organizada; não gosta muito do jeito desorganizado do sanguíneo; sente uma enorme alegria em jogar balde de água fria nos planos; sempre diz: ‘’alguém devia fazer alguma coisa’’, mas ele mesmo não faz; quando se envolve, o que é raro, o faz com eficiência; é geralmente simpático e de bom coração; é também habilidoso para promover a paz e conciliação.
Conclusão
Agora que já observamos algumas características dos quatro temperamentos precisamos avançar e conhecer as forças e fraqueza de cada um. Isto acontecerá na próxima aula! Uma advertência! Não seja precipitado julgando que já conhece seu temperamento ou de outras pessoas com base nas características gerais que observou.
Temperamento é algo que as vezes está oculto. Fique atento às próximas lições e analise com calma e com o auxílio do Espírito Santo.


Mais trabalho!

Segue um trabalho que complementei a arte ja pronta!

domingo, 8 de janeiro de 2012

Trabalho realizado

Pessoal,
Segue um trabalho que fiz!
Aproveitando, você que é de Bh ou vem a Bh tem que passar no BH Outlet plus!








terça-feira, 3 de janeiro de 2012

Porque amo música

Essa semana pensei: o que colocar no meu blog? Pensei, pensei e não achei nada. Mas aí, me lembrei que amo música, especificamente as gospel, por isso, resolvi colocar uma canção de um grupo que muito me edifica: HILLSONG.
Vai a música em inglês e português.
Bjos

Lead Me to the Cross

Hillsong United

Savior I come
Quiet my soul remember
Redemptions hill
Where Your blood was spilled
For my ransom
Everything I once held dear
I count it all as lost
Lead me to the cross
Where Your love poured out
Bring me to my knees
Lord I lay me down
Rid me of myself
I belong to You
Lead me, lead me to the cross
You were as I
Tempted and trialed
Human
Te word became flesh
Bore my sin and death
Now you're risen
Everything I once held dear
I count it all as lost
Lead me to the cross
Where Your love poured out
Bring me to my knees
Lord I lay me down
Rid me of myself
I belong to You
Lead me, lead me to the cross
To your heart
To your heart
Lead me to your heart
Lead me to your heart
Lead me to the cross
Where Your love poured out
Bring me to my knees
Lord I lay me down
Rid me of myself
I belong to You
Lead me, lead me to the cross
Lead me to the cross
Where Your love poured out
Bring me to my knees
Lord I lay me down
Rid me of myself
I belong to You
Lead me, lead me to the cross

Guia-me à Cruz

Salvador, eu venho
Quieta, minha alma recorda
As colinas de redenção
Onde Teu sangue foi derramado
Por meu resgate

Tudo que algum dia eu amei
Eu julguei como perdido

Guia-me à Cruz
Onde Teu amor foi derramado
Traga-me de joelhos
Senhor, eu me prostro
Livra-me de mim mesmo
Eu pertenço a Ti
Guia-me, guia-me à Cruz

Tu fostes como eu
Tentado e provado
Humano
O verbo se fez carne
Atravessou meu pecado e morte
Agora Tu estás elevado

Tudo que algum dia eu amei
Eu julguei como perdido

Guia-me à Cruz
Onde Teu amor foi derramado
Traga-me de joelhos
Senhor, eu me prostro
Livra-me de mim mesmo
Eu pertenço a Ti
Guia-me, guia-me à Cruz

Ao Teu coração
Ao Teu coração
Guia-me ao Teu coração
Guia-me ao Teu coração

Guia-me à Cruz
Onde Teu amor foi derramado
Traga-me de joelhos
Senhor, eu me prostro
Livra-me de mim mesmo
Eu pertenço a Ti
Guia-me, guia-me à Cruz

Guia-me à Cruz
Onde Teu amor foi derramado
Traga-me de joelhos
Senhor, eu me prostro
Livra-me de mim mesmo
Eu pertenço a Ti
Guia-me, guia-me à Cruz



domingo, 1 de janeiro de 2012